CI

Soja e biológicos: Tendência crescente

O Brasil é o maior e mais rápido mercado de biológicos no mundo


“O crescente investimento dos produtores brasileiros em produtos biológicos reflete uma mudança em busca de mais sustentabilidade" “O crescente investimento dos produtores brasileiros em produtos biológicos reflete uma mudança em busca de mais sustentabilidade" - Foto: Pixabay

Com o fim do vazio sanitário próximo, produtores brasileiros se preparam para o plantio da soja, que começa em setembro. Eles investem em tecnologias biológicas para aumentar a produtividade e promover uma agricultura sustentável. Essas tecnologias melhoram a saúde do solo e das plantas, fortalecem a resistência a pragas e doenças, e otimizam a fixação de nitrogênio, essencial para a soja.

“Para se obter uma lavoura mais rentável, com grãos produzidos de forma mais sustentável e com o uso mais racional de nutrientes e água, é fundamental a utilização de bioinsumos como inoculantes e bioindutores. Por isso, a escolha de um tratamento biológico de alta performance é primordial para atingir bons resultados”, afirma o engenheiro agrônomo, mestre em nutrição de plantas e doutor em fisiologia dos cultivos agrícolas, Reinaldo Bonnecarrere.

O Brasil é o maior e mais rápido mercado de biológicos no mundo, com um crescimento anual de 21% nos últimos três anos, quatro vezes maior que a média global. Na safra 2023/2024, as vendas de bioinsumos alcançaram R$ 5 bilhões, um aumento de 15% em relação ao ano anterior. A soja lidera a adoção dessas tecnologias, com mais de 55% dos bioinsumos utilizados no país destinados a essa cultura, refletindo um mercado interno crescente e em busca de soluções mais eficientes e sustentáveis.

“O crescente investimento dos produtores brasileiros em produtos biológicos reflete uma mudança em busca de mais sustentabilidade, mas também uma evolução na estratégia de produção agrícola, garantindo que a próxima safra de soja não apenas supere desafios, mas também abra caminhos para um futuro mais próspero e sustentável para os campos brasileiros”, conclui o especialista em biológicos da Indigo Ag.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.